segunda-feira, 7 de novembro de 2011

AVES DE MAU AGOIRO



Acabando de passar hoje pela gloriosaesfera, como sempre faço, meu Deus do céu: tanto treinador de bancada que por ela esvoaça, alguns que como negros urubus fazem mais mal ao Benfica do que os normais abutres externos, sôfregos de carniça putrefacta. Que querem estes "benfiquistas" de meia tigela, esta inqualificável gente? 
Sejamos honestos de consciência e de mente; o Benfica jogou mal? Claro que sim, mas como seria possível a alguma equipa normal, por muito boa que fosse jogar bem - ou apenas jogar - num ambiente como o verificado ontem na Pedreira de Braga, com apitadores dos mais torcionários e tendenciosos, com premeditação nitidamente hostil, por isso desaconselhados para a função que deviam exercer, que tudo permitiram ao nosso adversário, direi inimigo, preparado para agressões violentas e desmedida animosidade que nada tem a ver com a nobreza dum genuíno confronto desportivo? 
O que se passou ontem no estádio AXA nada teve a ver com futebol, com competição leal, com respeito pelo outro oponente, muito menos com a virtude que o verdadeiro desporto deve consubstanciar. Foi um jogo sujo, cheio de truques saloios, de baixeza de carácter, de situações indignas que pretendiam intimidar um honrado adversário, foi a execução de um indecoroso cenário de terror nada condizente com o espírito de um acto desportivo. Como poderia o Benfica alhear-se de tudo isso e manter o estoicismo em tal situação como se não  fosse Ele o visado? Por que razão o nosso Clube não consegue sequer perder em paz, com lisura e naturalidade? Porque quando o Benfica joga, não só nas derrotas como também nas vitórias, ocorre sempre um sem número de peripécias bizarras, de acções estranhas, de acasos confusos, de suspeições ignóbeis. Que pretendem pois tão zelosos e exasperados "benfiquistas" que só apontam deficiências internas sem cuidar de ver e desviando os olhos das causas que são alheias ao Clube, geradas impudicamente  para o destroçar, e o atacam pondo tudo em causa? Que vão por aí, mas não vão bem. 
O perder e o ganhar fazem parte de toda a competição que se for limpa confere quase a mesma valorização a esses dois parâmetros porque eles são a face e o reverso da mesma medalha de glória; basta que haja limpeza e honra o que, no caso de ontem, de maneira alguma sucedeu. O grande Benfica doutros tempos, mesmo em algumas contundentes derrotas que averbou ao longo da sua mirífica História, nunca delas saiu humilhado ou diminuído porque as mesmas resultaram de confrontos havidos com adversários pundonorosos e valentes.
Quando o Benfica dos verdadeiros benfiquistas perder bem e sem reparos não haverá lugar para censuras, nem desgostos, nem recriminações, nem ranger de dentes, pois será sinal de que perdendo bem uma vez, também ganhará bem noutras vezes e, aí sim, poderemos então criticar as nossas próprias culpas nas derrotas e, por sua vez, vibrar com o fulgor de genuína alegria nas apetecidas vitórias.

1 comentário:

Manuel disse...

Totalmente de acordo, Rivus. São mesmo urubus negros, sempre à procura de vítimas que têm todas uma coisa em comum: não se podem defender.

Urubus frustrados e ignorantes, mas pensam que sabem. Detesto gente frustrada que procura culpados para afogar as mágoas.