quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

FALTA DE ESTOFO

"Consumatum est"! E aí está a primeira derrota do Benfica no presente campeonato; desnecessária, escusada, inglória; e onde ela se devia ter dado, vejam lá!
Saí esta semana e não levei comigo o meu PC porque, em certos hotéis, são uns exploradores pois chegam a levar 3 a 5 euros por uma hora de wi-fi. Ora, como depois do que se passou em Guimarães eu não posso ficar calado e tenho de postar, vejo-me obrigado a usar o meu iPhone para suprir aquela falta. Dá mais trabalho, leva mais tempo e é menos funcional; mas serve.
    Voltando á questão principal, convenhamos que uma equipa que seja ou tenha a pretensão de ser uma equipa de topo, que joga na Liga dos Campeões e que tem um plantel de grande qualidade pago a peso de ouro não pode, de forma alguma e num jogo de crucial importância, perder com um Guimarães qualquer, numa circunstância qualquer e seja lá em que terreno for. Tal facto e da forma como sucedeu, só denota falta de classe e falência de categoria. Dizem que se tornava necessário vencer o Xistra, também o julgo, mas para isso era preciso e acima de tudo vencer em primeiro lugar o clube local, o Vitória. 
Correu mal, era certo e sabido e eu tinha mesmo um mau palpite. Está visto que o Benfica não tem estatura de grande equipa e, sem pessimismos estéreis, creio que este campeonato, malogradamente, já foi. Claro que, em relação a todas as outras equipas, uma derrota destas não passaria de um "fait-divers" porque para todas elas chegaria o Benfica muito bem, porém, não nos podemos esquecer que existe uma delas, a dos suínos de Contumil que, por ser uma organização batoteira, se aproveita e usa a deslealdade para competir. Para esta é que nem o Benfica nem nenhum outro Clube podem chegar e, desta forma, os meliantes do Freixo escusam de se esforçar muito pois para eles tudo é caminho-chão e caem-lhe os objectivos do céu. Tornar-se-ia necessária uma distância considerável de pontos na tabela classificativa para os afastar, tantos e tão eficazes são os recursos de que podem deitar mão.
É um sacrilégio o que vou dizer, sobretudo para mim que abomino de forma radical e feroz essa Besta maligna, e em princípio nenhum poderá ser tomado como um elogio, mas eles, com o razoável plantel que têm e mesmo com o arremedo de treinador que os orienta, nunca perderiam um jogo destes. Diz a Escritura que os filhos das Trevas são mais espertos e audazes que, ad litteram, os filhos da Luz o que, nesta conjuntura, é uma pura verdade. Será por determinação, será por virtude, será por ódio ou orgulho? Sei lá, mesmo que seja por incentivo do lado negro de toda a Força que nos move. Ora o lado bom dessa Força, apesar de odiar e combater todos os representantes do Mal deve, por sua vez, aprender com o inimigo tudo aquilo que possa ser aproveitado de maneira construtiva e só por isso é que eu o citei. Reconheço, contrafeito, que essa gente usa uma  intrínseca tenacidade e não claudica nas ocasiões fundamentais. Poderá custar admiti-lo mas é um facto indesmentível.
Não pretendo e lamento mesmo estar a ser ave de mau agoiro, nem mo leveis a mal, mas parece evidente ser curial que se diga adeus a este campeonato pois estou em crer que será o corolário lógico da falta de competência demonstrada pelo nosso Clube nas horas decisivas em que se pode escrever história. Temo pelas sequelas negativas que possam advir desta derrota em Guimarães; que se baixe a guarda e se enverede pelo caminho do desalento, da fatalidade que nos conduza de vexame em vexame até á humilhação final, á semelhança do que aconteceu não vai ainda tanto tempo assim e se encontra dolorosamente fresco na memória de todos os benfiquistas a queimar como ferrrete de vergonha e nos leve a morrer fatalmente na praia. Desânimo para todos, é suposto, nunca nos responsáveis: porque nós somos filhos da Luz.

2 comentários:

Dylan disse...

Quero acreditar que a derrota em Guimarães foi provocada pelo cansaço físico devido às condições extremas em São Petersburgo. A reacção da equipa na deslocação a Coimbra e quando receber o 2º classificado, podem aferir se o Benfica tem, neste momento, estofo ou não. O Benfica ainda pratica o melhor futebol e tem os melhores jogadores deste campeonato.

(Há hotéis com wi-fi gratuito)

RIVUS disse...

Caro Dylan: também vou esperar pelo jogo de Cpimbra para concluir se eu me precipitei na minha análise. De qualquer forma, ela é fruto da minha insatisfação, quiçá irracional, porque quero sempre o Benfica acima de tudo e de todos. Bem sei que a grande maioria dos hotéis e casas de turismo já quase todos têm wi-fi gratuito, mas este para o qual marquei reserva antecipada tinha essas condições.
Abraço!