segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PALAVRAS PARA QUÊ?


Fala-se muito por aí, falam os benfiquistas, falam os sardões verdes, falam os seguidores andrades, falam as televisões, as rádios, escrevem os jornais, falam todos, discutem, barafustam, dão sentenças, arrotam leis e que dizem todos pelo facto de o Benfica nunca ganhar nada, campeonato após campeonato? Ora, o alarido é sempre o mesmo:
— Os benfiquistas que tenham vergonha, que se deixem de lamúrias, que joguem á bola e não se queixem dos árbitros.
Concordo que até possa ser verdade - e nalgumas circunstâncias até o é - mas todo esse palavreado seria admissível e legítimo se não mascarasse a transparência da competição. Infelizmente existe uma incontornável certeza: o jogo está viciado e de forma tão escandalosa e descarada que nada do que se diga tem qualquer  sentido ou relevância. 
Senão observem: o campeonato é, como dizem, uma prova longa e de regularidade e as equipas nele intervenientes cometem durante o decurso do mesmo diversos erros, mais ou menos frequentes, falham em estratégias mal delineadas ou conseguidas, atravessam altos e baixos e oscilações de forma e o clube que, no fim tirar o melhor aproveitamento dessa contabilidade, será ele o campeão. E é mesmo assim que o jogo deverá ser. Isso dará aso a que uma equipa que ontem perdeu ou empatou, amanhã possa aproveitar o deslize de outra nas mesmas circunstâncias e, dessa forma, recuperar do erro cometido, num evidente e forçoso equilíbrio de forças. Ora, se quando um clube está nessa boa forma ganha, será de esperar que quando jogar menos bem, o mais certo é que venha a perder algumas vezes. Porém, se nesse pico de má forma o tal clube for ajudado a ganhar com regras viciadas e, o que é pior, se o rival, mesmo jogando bem, ainda for empurrado para baixo, torna-se por demais evidente que o dito clube batoteiro, terá sempre a vitória e o sucesso garantidos. Isto é, joga sempre com regras e armas diferentes em qualquer circunstância. Por isso, acham que não faz diferença? Claro que faz e fá-la toda.  Como disse, há sempre um dia ou dias maus no meio de actuações memoráveis e brilhantes, como o Benfica costuma realizar. Contudo, se jogando muito ou jogando pouco, o clube corrupto ganha sempre e da maneira como o faz, logo se vê que os outros competidores nunca vão conseguir recuperar de qualquer percalço negativo; e então eu pergunto: que adianta ás outras equipas jogar bem ou fazer boas exibições? 
Entretanto e vergonhosamente, que vemos nós e o que tem sucedido durante mais de trinta anos? Que tudo não passa de um logro e de um embuste. De que serve algum clube perder, se um rival interessado nunca perde, mesmo quando tal cenário é mais que certo? De que serve um qualquer outro clube praticar um excelente futebol se outro adversário interessado, mesmo que jogue mal, acaba sempre por sair vitorioso? Acontece que a tal compensação pelo erro dos outros se tornará impossível, porque falseada.
E não há nada a fazer; digo mal, não há é ninguém que faça ou que queira fazer alguma coisa e, assim, tudo corre de forma imutável, com resignação, conformismo e submissão. O que se passou ontem em Guimarães vem corroborar as minhas asserções. Se o resultado do jogo com o desprezível grupo do Freixo não tivesse sido adulterado por um ladrão contumaz, já o impacto do desaire do Benfica em Barcelos, independentemente de outros juízos, teria sido menos pernicioso, ter-se-ia atenuado e entraria nas contas da referida contabilidade desportiva. E notem ainda, não tenho medo de o dizer, que hipócrita não sou: a única solução para travar estes desmandos e cortar o mal pela raiz é escorraçar os ladrões, amedrontá-los, desancá-los se necessário for e não lhes partir apenas dois dos dentes mas sim a dentadura inteira. Senão de que servirá todo esse falatório? E, o que é pior, no fim de tudo, toda a gente, até mesmo os que foram espoliados e vilipendiados, se aprestam, pressurosos, a reconhecer alarvemente que o ganhador foi um campeão com toda a justiça. 
Eu recuso-me a dançar nessa festa!


2 comentários:

FireHead disse...

Pode ser que saiam mais cabeçadas contra os senhores do apito...

Abelourinha disse...

Caro Rivus:
Gostei do Post.
É triste, mas mesmo muito triste o que se passa no Futebol Corrupto Porto guês a forma como se adulteram os resultados é escandalosa.Todos os anos os métodos são identicos, até à décima jornada tudo estará decidido não tenhamos dúvidas. Esta Máfia não tem solução só a podridão dos escandalos e uma intervenção internacional a nivel da Uefa a poderão derrubar.Não creio que a solução Colombo seja a mais adequada, porque eles filmaram tudo e têm que executar a missão,agora são reféns dos mafiosos.No meio disto tudo está subjacente a guerrinha politica Norte/Sul conforme se pode escutar na conversa entre o dono da OLI TV e o gerente da Caixa.
Cumpts