sábado, 5 de março de 2011

EVOCAÇÃO DE VIAGENS


Posso não conhecer países estrangeiros, nem me sinto penalizado por isso, mas o que vos garanto é que haverá poucos portugueses que conheçam Portugal como eu, desde o mais recôndito lugarejo perdido nas pregas de qualquer serrania até ás mais  pacatas ou barulhentas cidades. E nestas minhas andanças procuro sempre degustar a nossa deliciosa gastronomia, divagar com o contacto das nossas gentes e admirar o monumental património e cultura em que somos ricos.
Há tempos passei uns dias na serra da Estrela e, deambulando por toda essa região, cheguei á cidade da Guarda que dizem ser feia, farta e fria. Muito bonita não será, de facto, mas fria e farta lá isso é,  com toda a certeza. No largo fronteiro e do lado oposto á Sé deparei com uma lojeca de comes e bebes, muita típica e característica, que me chamou a atenção; e porquê? Reparai na fotografia que junto. Era a "Taberna do Benfica". Isso mexeu com o meu benfiquismo e veio corroborar a grandeza do meu Clube, a razão da sua essência, provinda e arreigada na alma do seu povo. Se não fora esse, que outro fundamento poderia  haver ali para aplicar tal nome?  É um fenómeno inexplicável o motivo por que o Benfica faz parte da gente portuguesa espalhada por todos os recantos deste País. Onde houver uma pessoa do povo simples e aberto, aí estará o Benfica. Eu sou dos que creio que o Benfica é, na verdade, o outro nome de Portugal. É mais uma religião deste povo que o adora, da mesma forma que venera uma orada dedicada a qualquer santo, que com ele se alegra como nas suas festas e romarias, que o chama e suscita nos seus costumes, como nos casamentos, baptizados, ajuntamentos e mesmo nos velórios. Posso afirmar tudo isto como sendo verdadeiro porque eu próprio o constatei e vivi em inúmeras ocasiões. Não de forma organizada como nas muitas das suas Casas espalhadas por esse mundo fora, mas de modo espontâneo e livre, assumido com orgulho.
Soube ontem através da nossa Benfica TV, e que muita satisfação me trouxe, que vai ser inaugurada em Monção, minha terra, uma nova Casa do Benfica. Digo que é muito bom cometimento, pois é um concelho largamente maioritário em adeptos do nosso Clube. Não só lá como mesmo nas vizinhas e pegadas terras da Galiza.
Pode o Benfica passar por momentos sombrios e difíceis, pode estar nos píncaros da sua pujança e da sua força, pode ser perseguido por forças miseráveis e corruptas, pode ser denegrido por ímpios carregados de ódio, que nenhum outro Clube do Mundo terá alguma vez a sua universalidade. Porque o Benfica não tem fronteiras nem horizontes! 




3 comentários:

GuachosVermelhos disse...

Ainda hei-de ver uma casa do Benfica em marte ou na Lua!

Carlos Alberto disse...

Essa não percebi Guachos, dizes isso porque nunca lá foste (ou como diria o ROC fosteS). Porque é que achas que Marte é o planeta Vermelho? Ah pois são os neons da Casa do Benfica!!!

Quanto ao belo post do amigo Rivus, continuo a achar que Portugal é o país mais lindo do Mundo (e eu por acaso até conheço muitos) nós é que damos cabo dele.

Dylan disse...

Já tinha ouvido falar dessa taberna
Realço também o Restaurante Benfica, em Famalicão(http://restaurantebenfica.com/), mais snob e um pouco caro.

Quanto à casa do Benfica em Monção, já era sem tempo. Cada vez que passo junto à estátua de "Deu-la-Deu" e vejo a casa do inimigo (a cair de podre, é certo), dá-me náuseas, pois não compreendo a lógica da sua implantação em terras que não têm nada a haver com o clube do cavalo marinho. O Minho é e continuará a ser vermelho!